Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Levava eu um jarrinho...

Os alunos recebem uma tira com um dos versos do poema "Levava eu um jarrinho" de Fernando Pessoa. Inicialmente todos lêem alto os versos, depois verificam que há versos a rimar. Os maeninos que os têm juntam-se e começam a analisar o sentido dos versos.
Os versos vão sendo colocados no quadro pela professora, mas por vezes, os alunos não concordam com o sentido e vão negociando até o poema ficar completo. Separam o poema em duas partes (estrofes) pois estas têm sentidos diferentes.
À maneira de Fernando Pessoa fazem , em conjunto, um poema.
Levava eu um jarrinho
P'ra ir buscar leitinho
Leveva um tostão
para comprar carvão
E levava uma fita
Para ir catita
Correu atrás
De mim um goraz
Foi o jarro para o chão
Perdi o tostão
Rasgou-se-me a fita
Vejam, já não ia catita
2º ano
EB1/JI de Vila Franca

Sem comentários:

Enviar um comentário