Esta ficha de leitura foi construída, em grupo, na Oficina Temática sobre Avaliação da Leitura, tendo como principal objectivo trabalhar as inferências e os conectores anafóricos.
Os alunos começaram por identificar o tipo de texto, em quantas partes estava dividido e a função de cada uma delas. Depois de ler, verificaram que certos ingredientes não estavam apontados assim como certas etapas. Listaram o tipo de utensílios que tinham de utilizar na confecção da sopa de alho.
Reconheceram a importância de cumprirem as regras de segurança , enumerando algumas.
A partir da simbologia utilizada nesta receita, inventaram outras e trabalharam os adjectivos (caro, barato, dispendioso, demorado, rápido, fácil, difícil...)
Por fim, os alunos poderam recriar, através do desenho, o texto estudado.
4º ano - EB1 Darque nº2
2ºano. EB1/JI Senhora das Oliveiras
3º ano. EB1/JI Vila Franca
Sem comentários:
Enviar um comentário