Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A mota e a abelha também vão às compras?




Os alunos ouvem a frase introdutória da actividade: “Eu tenho um amigo chamado Manuel que tem uma mota e uma mosca amestrada. A mota e a mosca dão-se muito bem…”
Os alunos observam a imagem da mosca e da mota e identificam o som produzido pela mosca [vvv] e pela mota [bbb]. Imitam o som produzido pela mosca e pela mota.
Observam as imagens que são fixadas no quadro separadamente (ao lado das imagens é colocado um saco de compras vazio) e falam sobre elas. Ouvem a história, na voz da professora, e sempre que a professora pronuncia mota ou mosca os alunos fazem o som correspondente.
Numa caixa encontram-se imagens, que remetem para o som [v] (vela, violino, vaca, vespa, venda) e [b] (borboleta, babete, burro, barco, balão, baliza, banco, borrachas) e outras que remetem para outros sons como por exemplo carro, raquetes, lápis, flores e leque.
Um aluno voluntariamente tira imagens de uma caixa (uma a uma) e mostra à turma.
Os colegas dizem a palavra representada, identificam o som inicial, dizem-no em voz alta e dizem em que saco de compras a imagem deve ser inserida.
Os alunos jogam ao jogo do intruso. Observam uma sequência de três imagens e identificam aquela que não pertence ao conjunto.
Os alunos jogam ao jogo de associação de palavras por afinidades sonoras.
Um diz uma palavra e o seguinte tem de dizer uma outra com um som o mais parecido possível com o anterior.
O terceiro diz uma outra palavra parecida com as anteriores, e assim sucessivamente.
(Exemplos: bala, cala, fala, gala, mala, rala, sala, tala, vala…) Registam as palavras no caderno.
3º ano
EB1 de SubportelaCristina Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário