Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Soldado João

Esta actividade surge na sequência da abordagem dos pronomes pessoais com função sintáctica de sujeito, de complemento directo e indirecto, planeada para esta semana.

A iniciar a actividade será lida a história “O Soldado João”, de Luísa Ducla Soares. Como nesta narrativa todo o enredo se desenvolve à volta do soldado e das peripécias que lhe são intrínsecas, implicando a escrita de vários pronomes pessoais, foram retirados extractos da mesma onde estes referentes anafóricos estão presentes. Foram escritos em cartões que, a título de jogo, serão distribuídos pelos quatro grupos previamente formados, para que os identifiquem e substituam pelos nomes correspondentes. Para que não haja ambiguidade na selecção do nome a quem estes pronomes se referem será distribuída pelos alunos a narrativa em estudo, pedindo-lhes que identifiquem no texto, as frases mencionadas nos seus cartões.
Logo que a ficha de registo esteja devidamente preenchida, pedir-se-á aos alunos que, por grupo, leiam à turma, os seus cartões, refiram os referentes anafóricos encontrados e  indiquem a quem, os mesmos, se referem.


À medida que os cartões vão sendo lidos, são colocados junto do cartaz dos pronomes pessoais.
Terminada a apresentação reflectir-se-á um pouco sobre a existência destes referenciais nas frases, o porquê da sua inclusão, como identificá-los…
A actividade será concluída com a realização de uma ficha de consolidação de conhecimentos onde os alunos terão de efectuar exercícios de identificação dos pronomes pessoais, substituí-los pelos nomes correspondentes e vice-versa.
4º ano - Centro Escolar de Barroselas
Profª. Céu Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário