Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Batalha Naval

No dia anterior a esta sessão os alunos trabalharam a compreensão de um texto informativo sobre “O Jogo da Batalha Naval”.
Será apresentada à turma numa folha, a afixar no quadro, a configuração gráfica do texto que irá ser lido “Jogo da Batalha Naval”. Pretende-se que os alunos activem conhecimentos anteriores e identifiquem o tipo de texto que vai ser lido – texto instrucional e reconheçam os objectivos intencionais da leitura que vai ser feita. Serão depois confrontados com a configuração gráfica do texto lido no dia anterior – texto informativo – para detectar os contrastes na estrutura dos dois textos.
De seguida, será escrito no quadro o título do texto “O Jogo da Batalha Naval” e pedir-se-á aos alunos que antecipem os subtítulos (objectivo do jogo; recursos; preparação do jogo; como se joga; regras) e registar-se-ão as sugestões dos alunos no quadro.
Cada aluno receberá um texto para ler individualmente e será sugerido que sublinhem as palavras que não conhecem.
Após esta primeira leitura, feita individualmente, aprofessora deverá formular algumas questões para tentar perceber se os alunos compreenderam o texto. Será, então, trabalhada colectivamente a compreensão do mesmo, faseadamente. Recorrendo ao dicionário ou a outras estratégias, como a análise da estrutura da palavra ou ao contexto irão descobrir o sentido das novas palavras.
A professora exemplificará, com ajuda dos alunos, através de uma quadrícula, em tamanho grande, o modo de jogar.
Finalmente os alunos, dois a dois, jogarão de acordo com as regras estabelecidas, mas tendo sempre à mão o texto instrucional.
No fim da aula os alunos preencherão uma ficha de autoverificação da leitura onde registarão o novo vocabulário aprendido.
3º ano - Centro Escolar de Barroselas
Profª. Manuela Barbosa

Sem comentários:

Enviar um comentário