Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Uma viagem à terra do "eiro"

  • Leitura do poema pelo professor, "A força das palavras" de Luísa Ducla Soares, seguida da identificação das palavras do poema que terminam com o sufixo eiro.
  • Organização da classe em pequenos grupos com o objectivo da descoberta pelas crianças de outras palavras com o mesmo sufixo.
  • Partilha das palavras encontradas e elaboração de uma lista colectiva.
  • Identificação de palavras, que embora terminem em eiro/eira, são palavras primitivas.
  • Invenção de um nome para a terra do eiro e construção de uma viagem imaginária a essa terra em que pessoas e coisas se designam por palavras com a terminação em eiro e eira.
    Certo dia a Sameiro ouviu falar de uma terra distante chamada Pessegueiro.


    Um dia estava no cabeleireiro e ouviu a conversa entre duas enfermeiras de um baú cheio de dinheiro, que estaria enterrado debaixo de um pinheiro ou de uma palmeira .


    Como ela era muito coscuvilheira e aventureira pensou logo numa maneira de se apoderar desse dinheiro. Pediu ajuda ao jardineiro e dirigiu-se para o Pessegueiro.


    Quando lá chegou encontrou um bombeiro a colocar um letreiro no alto do castanheiro que dizia" Bem vindo à vila do Pessegueiro".


    Andavam eles a passear e encontraram um pedreiro que lhes indicou o local, onde ficava o pinheiro onde estava enterrado o dinheiro. Mas de repente, o pedreiro virou-se e acertou-lhes nas costas com um pau de marmeleiro.


    E assim, os dois fugitram a sete pés da vila do Pessegueiro sem o dinheiro.

    3º ano
    EB1 Darque nº 2
  • Helena Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário