Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Prefixos frequentes




Depois de terem visualizado a história de Natal “Agasalha-te bem", no quadro interactivo, os alunos recontam a história focando alguns aspectos mais relevantes do Natal (carta ao Pai Natal; visita do Pai Natal às casas; alegria/tristeza de algumas crianças nesta época…);
Na sequência do diálogo é afixado um cartaz com frases retiradas ou relacionadas com a história, onde estão presentes alguns casos de prefixação de palavras: “O esquilo desapareceu...”; “O Bernardo releu...”; “…Bernardo viu ultrapassou ...”; “…há crianças infelizes.”; “As crianças impacientes...”; “O Pai Natal …no hipermercado.”;
Os alunos, pelo contexto, apercebem-se de que as palavras em destaque têm dois constituintes (prefixo + radical) e que a utilização do radical insere nova informação na palavra. Concluem sobre o significado dos prefixos em estudo, utilizando-os em novas situações.
Concluída a exploração das frases e, consequentemente, das palavras derivadas por prefixação os alunos recebem palavras soltas (verbos ou adjectivos) que os mesmos terão de relacionar com os prefixos des-,
re- e in-/im-, apresentados num cartaz.
Cada aluno faz a associação de duas ou mais palavras ao respectivo prefixo, afixando-as correctamente no cartaz colectivo e explicando a formação das mesmas (prefixo + radical);
Finalmente, os alunos realizam uma ficha de verificação conhecimentos sobre a prefixação.
4º ano
Centro Escolar de Barroselas
Céu Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário