Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Macaco de rabo cortado - fonologia




Os alunos recontam a história de "O Macaco de Rabo Cortado"realçando a cantilena que a multidão proferiu ao macaco após ter feito tantos disparates.
Na sequência do reconto da história é apresentado um cartaz onde aparece a cantilena com lacunas que deverão ser preenchidas através da descoberta dos sons das palavras omissas.
Dispostos em grupos de quatro elementos, os alunos, ouvem atentamente os fonemas que identificam as imagens representadas em cartões (macaco, rabo, navalha, sardinha, farinha, menina, camisa e viola), proferidos, lentamente, pela professora e procedem ao registo dos sons que identificam, através de símbolos - triângulos (cada triângulo representa um som). Cada aluno tem uma ficha onde regista a descoberta feita em grupo ( concretizado com os respectivos triângulos, na mesa).
Seguidamente invertem-se as situações: um ou outro aluno é chamado a visualizar devidamente uma imagem alusiva à história (peixe, padeiro, professora, árvore e telhado) na qual terá de identificar e pronunciar oralmente os sons que a representam e proceder ao respectivo registo. Os restantes alunos farão os seus registos no caderno diário, de acordo com a indicação do colega e, depois de concluídos, serão confrontados com o registo do quadro, associado à imagem.
No final da actividade, individualmente, completarão a cantilena, substituindo as imagens e os símbolos pela escrita das palavras exploradas e memorizam o poema.


4º ano
Centro Escolar de Barroselas
Céu Araújo

1 comentário:

  1. Uma actividade que parecia muito fácil, mas que colocou os alunos a questionar a maneira como falam e a dualidade existente entre a oralidade e a escrita.

    ResponderEliminar