Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

quinta-feira, 19 de março de 2009

Bolinhos de coco




Os alunos recebem a receita dos bolinhos de coco em suporte papel;
Identificam que tipo de texto é e para que serve, diferenciando-o dos textos narrativos e da poesia;
Contam como e quando ajudam nas lidas da casa e especialmente na cozinha;
Enumeram os cuidados de segurança a ter na cozinha;
Emitem juízos de apreciação, positiva e negativa, em relação às tarefas de casa, justificando;
Dividem o texto em
três partes e, com um marcador, sublinham os títulos de cada; Lêem as partes do texto e, se necessário, esclarecem dúvidas;
Reconhecem a função de cada uma dessas partes: o título é o que vai fazer, os ingredientes são o que necessita e o modo de preparação o que tem de fazer;
Identificam as classes morfológicas mais presentes nos ingredientes (nomes) e no modo de preparação (verbos);
Mimam a acção verbal patente no modo de preparação;
Inferem os utensílios necessários à realização desta receita;
Dirigem-se para a cozinha onde, com ajuda da receita confeccionam os bolinhos de coco: os alunos vão lendo as etapas da receita que vai sendo executada;
Na sala, recontam a confecção da receita e escrevem-na em folha própria.Comem os bolinhos de coco e verificam se o objectivo visado foi cumprido.
2º ano
EB1 de Darque nº2

Evelina Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário