Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Serra da Estrela




Para dar início à actividade serão afixadas no quadro algumas palavras ou expressões relacionadas com o texto que se vai abordar (neve, Rio Mondego, elevada altitude, abundância de carvalheiras, Invernos longos e rigorosos, vegetação arbustiva, animais selvagens, cães, queijo, Parque Natural).
Após visualizadas estas palavras ou expressões, os alunos procuram relacioná-las entre si tentando encontrar nelas algum significado. Entretanto, será distribuída uma ficha individual de registo na qual deverão aferir o tipo de texto e o assunto que poderá estar-lhe subjacente. Além disso, ser-lhes-á pedido que refiram algo que sabem sobre o assunto e o que gostariam de saber. No final da ficha ser-lhes-á lançado o desafio de proporem um título para o texto.
Logo que a ficha de registo esteja concluída, os alunos, oralmente, referem a relação encontrada entre as palavras/expressões apresentadas no quadro, e mencionam o que sabem e o que gostariam de saber sobre o assunto. Além disso enunciam o título proposto para o texto.
Após discussão oral, distribuir-se-á o texto “Serra da Estrela” através do qual os alunos de imediato poderão confrontar as suas previsões com a intenção comunicativa do texto.
Seguidamente, proceder-se-á à exploração do texto, por partes, procurando que os alunos distingam as relações intratextuais existentes e que detectem a informação considerada relevante.
À medida que a exploração do texto se vai desenrolando, os alunos deverão descobrir o significado de alguns vocábulos desconhecidos com base na estrutura interna, ou no contexto semântico ou ainda através da utilização do dicionário.
Após exploração minuciosa os alunos procederão à leitura individual, segundo a orientação da professora.Para concluir, os alunos elaborarão um mapa conceptual sobre o que aprenderam com o texto referindo aspectos que estão intrinsecamente ligados à “Serra da Estrela”: localização, clima, fauna, flora, desportos e produção local.
Centro Escolar de Barroselas
4º ano - Prof. Céu


Sem comentários:

Enviar um comentário