Após exploração do texto, desafiar-se-ão os alunos a exporem, por escrito, os conhecimentos que têm acerca da cidade de Viana, capital do seu distrito (monumentos, artesanato…). Desta forma elaborarão um pré-texto relacionado com o que se pretende que venham a abordar: localização, características geográficas, história, artesanato, actividades económicas, monumentos, festas e romarias e gastronomia, da cidade de Viana do castelo.
Para se introduzir a actividade propriamente dita, os alunos visualizarão um pequeno filme retirado do You Tube, sobre alguns aspectos da cidade de Viana do Castelo.
Após um breve diálogo acerca do que ouviram passar-se-á à distribuição do texto onde os alunos, depois de o lerem e reflectirem sobre ele, recolherão toda a informação necessária ao preenchimento do esquema que terão de elaborar. Durante a leitura/exploração do texto, será pedido aos alunos que sublinhem a cores diferentes, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Seguidamente proceder-se-á à planificação do texto que se pretende elaborar. Para tal pedir-se-á aos alunos que dêem pistas acerca dos assuntos que vêem abordados no texto “Viana do Castelo” e que devam constar do esquema a elaborar. Procurar-se-á que os alunos cheguem aos tópicos: localização, história… Após um breve diálogo acerca do que ouviram passar-se-á à distribuição do texto onde os alunos, depois de o lerem e reflectirem sobre ele, recolherão toda a informação necessária ao preenchimento do esquema que terão de elaborar. Durante a leitura/exploração do texto, será pedido aos alunos que sublinhem a cores diferentes, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Logo que haja consenso sobre os tópicos a abordar distribuir-se-á pelos alunos uma folha de registo onde, a pares, deverão preencher o esquema. Cada dois alunos preencherá dois tópicos que se irão repetir na turma. Concluída a pesquisa/preenchimento do esquema pedir-se-á aos alunos que, oralmente, mencionem quais os pontos que abordaram bem como a informação que retiraram do texto para os preencherem. Com as respostas obtidas proceder-se-á ao preenchimento de um esquema colectivo, onde serão abordados os vários tópicos da pesquisa. Os alunos terão uma folha de registo que deverão completar ao mesmo tempo que se fará o registo num cartaz devidamente ilustrado.
Seguir-se-á a escrita compositiva do texto. A sua elaboração será de início colectiva, para que seja novamente reforçada a importância do esquema elaborado como suporte essencial da escrita pretendida, e concluída individualmente.
4º ano - Centro Escolar de Barroselas
Profª. CéuAraújo
Sem comentários:
Enviar um comentário