Em seguida, numa ficha de registo, os alunos organizam as palavras em dois grupos, o grupo das palavras compostas por radical e sufixo, e o grupo das palavras que terminam em “eiro” e “eira” , mas que são palavras primitivas, verificando que há palavras derivadas por sufixação.
Os alunos, com as palavras listadas, tentam categorizá-las, justificando. A título de exemplificação será dada uma lista de palavras que obedecem ao critério “recipiente” – açucareiro, saleiro, mealheiro.
Será apresentado aos alunos o poema “A força das palavras” de Luísa Ducla Soares. Os alunos explicam onde se encontra o nonsense do poema e justificam.
No poema, os alunos vão identificar as palavras que terminam com o sufixo “eiro”, sublinhando-o com lápis de cor. Tendo como exemplo o poema e utilizando palavras da lista colectiva, os alunos, em grupos de dois, tentarão compor um poema.Juntei várias tintas
Estraguei o tinteiro.
Andei de mota Sonhei ser um motoqueiro.
Encontrei um lindo cristal
numa magnífica cristaleira.
Será que com bombas
Se faz um bombeiro?
4º ano - Centro Escolar de Barroselas
Profª. Teresa Amorim
3º ano - Centro Escolar de Barroselas
Profª. Manuela Barbosa
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