A segunda parte do texto, também no quadro, será colocada (os materiais necessários) e os alunos serão questionados acerca do material, do tipo e número de peças que compõe o Tangran,...
Por fim, os alunos recebem o texto completo, do qual faz parte, para além do título e material necessário, as instruções para a construção do Tangram, assim como as figuras que complementam as instruções e apoiam a construção;
Antes de realizarem a leitura individual do texto, será entregue aos alunos uma ficha de autoverificação de leitura, da qual será preenchida o parâmetro “Antes da leitura”.
Seguidamente, distribui-se o material necessário à construção do Tangram (folha A4 colorida e tesoura);
Antes de se iniciar a tarefa propriamente dita, pede-se aos alunos que tenham em conta que estão perante um texto instrucional e que este tem um objectivo bem específico de leitura - ler para fazer - por tal facto há regras que devem cumprir: ler as instruções de preparação, com muita atenção, nunca passar à fase seguinte sem que ter concluído a anterior, quando houver dúvidas numa etapa deve-se ler a etapa em questão novamente e, por fim, avaliar a leitura pela execução da tarefa com exito;
No fim da construção do tangran, os alunos reflectiram sobre o que correu bem e o que correu menos bem, justificando e dando sugestões para melhorar;
Com o tangran feito, os alunos inferem sobre a sua utilidade;
Fazem a segunda parte da ficha de autoavariguação de leitura;
Ouvem, na voz da professora, uma lenda sobre a origem do Tangram;
Os alunos comparam os dois textos lidos - instrucional e narrativo - e identificam as principais características de cada um (tempos verbais, ausência/presença de adjectivos....)
4º ano - Profª. Teresa Amorim
Centro Escolar de Barroselas
Parabéns Teresa!
ResponderEliminarMais uma vez se verifica aqui a interdisciplinaridade, usando o texto instrucional que nós pouco trabalhávamos...
Zita