


- Descobrem palavras contidas na sopa de letras;
- Relacionam as diferentes expressões e, a partir delas, descobrem o assunto do texto; apresentam propostas fundamentando-as;
- Após discussão colectiva sobre qual será o assunto abordado no texto fazem o registo individual uma ficha e registam o que sabem sobre o assunto e o que gostariam de saber;
- Emitem opinião se é um texto de ficção ou não e justificam a sua resposta;
- Tendo em conta que os textos podem ter uma finalidade recreativa, uma finalidade informativa ou instrucional (se houver dúvidas os alunos serão focalizados na estrutura interna da palavra para determinarem o seu significado), os alunos inferem que tipo de texto será o que vão ler e porquê;
- É distribuído o texto e fazem leitura individual;
- Após leitura do texto e através de questões colocadas pela professora identificam o habitat, o tipo de alimento e as características do javali;
- Localizam, no planisfério, os continentes referidos no texto e o nosso país.
- Sublinham no texto a informação encontrada;
- Registam a informação encontrada numa estrutura de mapeamento visual;
- Após o trabalho realizado sobre o texto sintetizam e organizam a informação por categorias;
- Comparam as respostas dadas na primeira ficha com o lido.
EB1 de chafé
2º ano
Sem comentários:
Enviar um comentário