O texto instrucional a trabalhar nesta actividade será previamente dividido em três partes (título, materiais necessários e modo de preparação);
Sem proferir qualquer explicação acerca do texto instrucional, distribui-se pelos alunos a parte referente ao título (Montagem - Arlequim) e pede-se aos alunos que infiram sobre o tipo de texto que poderá estar subjacente ao título que visualizam, o que é uma montagem e o que é necessário para se fazer uma montagem…;
Distribui-se a primeira parte do texto, parte que aborda os materiais necessários à realização da tarefa – construção da figura do Arlequim – questionando novamente os alunos acerca de possíveis montagens já realizadas na escola e pedindo que enunciem a forma de como foram efectuadas;
Seguidamente, distribui-se a última parte do texto, parte na qual constam as instruções de preparação da figura, e, mais uma vez, questionam-se os alunos acerca de como utilizar os materiais para realizar a tarefa proposta;
No seguimento do diálogo e, após ter-se procedido a uma leitura orientada, questionam-se os alunos da forma como realizar a tarefa perante as instruções prescritas;
Mencionadas algumas propostas de resolução distribui-se o material necessário à construção da figura do Arlequim (fotocópia com as diferentes partes do corpo para decorar, ataches…);
Antes de se iniciar a tarefa, propriamente dita, pede-se aos alunos que individualmente leiam novamente as instruções de preparação, relembrando-os de que nunca deverão passar à fase seguinte sem que tenham concluído a fase anterior e de que a tarefa só estará terminada quando todas as fases previstas no texto estiverem cumpridas;
No fim da tarefa, faz-se a apreciação do que correu bem e menos bem procurando encontrar as causas;
Logo que a imagem do Arlequim esteja concluída lança-se o repto aos alunos para tentarem descobrir a história da qual faz parte esta personagem, dando-se algumas pistas relacionadas com o Carnaval;
No seguimento desta abordagem, é lida aos alunos a Lenda do Arlequim cuja personagem será apresentada em pequeno cartaz com extractos do texto travando-se um diálogo relacionado com o Carnaval que se aproxima (disfarces, corsos, música, bailes…);
Sem proferir qualquer explicação acerca do texto instrucional, distribui-se pelos alunos a parte referente ao título (Montagem - Arlequim) e pede-se aos alunos que infiram sobre o tipo de texto que poderá estar subjacente ao título que visualizam, o que é uma montagem e o que é necessário para se fazer uma montagem…;
Distribui-se a primeira parte do texto, parte que aborda os materiais necessários à realização da tarefa – construção da figura do Arlequim – questionando novamente os alunos acerca de possíveis montagens já realizadas na escola e pedindo que enunciem a forma de como foram efectuadas;
Seguidamente, distribui-se a última parte do texto, parte na qual constam as instruções de preparação da figura, e, mais uma vez, questionam-se os alunos acerca de como utilizar os materiais para realizar a tarefa proposta;
No seguimento do diálogo e, após ter-se procedido a uma leitura orientada, questionam-se os alunos da forma como realizar a tarefa perante as instruções prescritas;
Mencionadas algumas propostas de resolução distribui-se o material necessário à construção da figura do Arlequim (fotocópia com as diferentes partes do corpo para decorar, ataches…);
Antes de se iniciar a tarefa, propriamente dita, pede-se aos alunos que individualmente leiam novamente as instruções de preparação, relembrando-os de que nunca deverão passar à fase seguinte sem que tenham concluído a fase anterior e de que a tarefa só estará terminada quando todas as fases previstas no texto estiverem cumpridas;
No fim da tarefa, faz-se a apreciação do que correu bem e menos bem procurando encontrar as causas;
Logo que a imagem do Arlequim esteja concluída lança-se o repto aos alunos para tentarem descobrir a história da qual faz parte esta personagem, dando-se algumas pistas relacionadas com o Carnaval;
No seguimento desta abordagem, é lida aos alunos a Lenda do Arlequim cuja personagem será apresentada em pequeno cartaz com extractos do texto travando-se um diálogo relacionado com o Carnaval que se aproxima (disfarces, corsos, música, bailes…);
Os alunos anotam as diferenças entre o texto anteriormente trabalhado, texto instrucional, e o texto presente,” A Lenda de Arlequim”, referindo as características de cada um deles, bem como aspectos comuns e diferentes encontrados.
Centro Escolar de Barroselas
4ºano
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