
Já é tradição nas nossas escolas utilizarmos a "memória do vivido"/ "hora das novidades" com a finalidade de promover a partilha de informação entre alunos. No entanto, estas práticas serão tanto mais ricas quanto mais nós trabalharmos a oralidade de uma forma intencional e sistemática.
Este momento, na turma do 1º ano, ao longo dos meses, foi trabalhado com os seguintes objectivos:
- Usar o discurso indirecto - os alunos segredam o que fizeram no fim-de-semana ao colega do lado, que terá de recontar em voz alta à turma começando por "ele disse que...";
- Usar o verbo ir no pretérito perfeito 1ª pessoa " eu fui..." combatendo uma incorrecção própria desta região;
- Comunicar através do desenho, da mímica ou de pequenas adivinhas;
- Usar apreciações justificando-as "o meu fim-de-semana foi bom/mau/óptimo... porque/pois/por causa...";
- Respeitar a ordem cronológica dos acontecimentos:
- desenhando numa tira o que fez no sábado e domingo e "lendo" aos colegas;
- utilizando os dias do fim-de-semana para balizar as acções.
A festa de anos. Eu gostei do desenho da Mariana e também gostei do texto e da história.
ResponderEliminarBruno
Eu gostei dos desenhos da «Festa de anos» porque estão coloridos, bonitos,gostei de todos os animais e da história.
ResponderEliminarNós gostamos da «Festa de anos» porque
ResponderEliminargostamos dos animais,dos nomes deles e porque era uma história bonita.
Sérgio e Gonçalo F.
Esta historia é um conto de fadas.O título da historia é a «princesa da chuva».
ResponderEliminar0
o é a
Nós gostamos de contar o fim-de-semana ao segredo porque é divertido.
ResponderEliminarJoão Carlos e Jorge