- Leitura do poema pelo professor, "A força das palavras" de Luísa Ducla Soares, seguida da identificação das palavras do poema que terminam com o sufixo eiro.
- Organização da classe em pequenos grupos com o objectivo da descoberta pelas crianças de outras palavras com o mesmo sufixo.
- Partilha das palavras encontradas e elaboração de uma lista colectiva.
- Identificação de palavras, que embora terminem em eiro/eira, são palavras primitivas.
- Invenção de um nome para a terra do eiro e construção de uma viagem imaginária a essa terra em que pessoas e coisas se designam por palavras com a terminação em eiro e eira.
Certo dia a Sameiro ouviu falar de uma terra distante chamada Pessegueiro.
Um dia estava no cabeleireiro e ouviu a conversa entre duas enfermeiras de um baú cheio de dinheiro, que estaria enterrado debaixo de um pinheiro ou de uma palmeira .
Como ela era muito coscuvilheira e aventureira pensou logo numa maneira de se apoderar desse dinheiro. Pediu ajuda ao jardineiro e dirigiu-se para o Pessegueiro.
Quando lá chegou encontrou um bombeiro a colocar um letreiro no alto do castanheiro que dizia" Bem vindo à vila do Pessegueiro".
Andavam eles a passear e encontraram um pedreiro que lhes indicou o local, onde ficava o pinheiro onde estava enterrado o dinheiro. Mas de repente, o pedreiro virou-se e acertou-lhes nas costas com um pau de marmeleiro.
E assim, os dois fugitram a sete pés da vila do Pessegueiro sem o dinheiro.
3º ano
EB1 Darque nº 2 - Helena Costa
Os nossos trabalhos

terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Uma viagem à terra do "eiro"
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