Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

quarta-feira, 17 de março de 2010

Tangran

Os alunos observam o título "Construção - Tangram" colocado no quadro e inferem sobre o tipo de texto que  poderá estar subjacente (o que é uma construção; o que é necessário existir para se fazer uma construção; o que vão construir);

A segunda parte do texto, também no quadro, será colocada (os materiais necessários) e os alunos serão questionados  acerca do material, do tipo e número de peças que compõe o Tangran,...
Por fim, os alunos recebem o texto completo, do qual faz parte, para além do título e material necessário,  as instruções para a construção do Tangram, assim como as figuras que complementam as instruções e apoiam a construção;
Antes de realizarem a leitura individual do texto, será entregue aos alunos uma ficha de autoverificação de leitura, da qual será preenchida o parâmetro “Antes da leitura”.
Seguidamente, distribui-se o material necessário à construção do Tangram (folha A4 colorida e tesoura);
Antes de se iniciar a tarefa propriamente dita, pede-se aos alunos que tenham em conta que estão perante um texto instrucional e que este tem um objectivo bem específico de leitura - ler para fazer - por tal facto há regras que devem cumprir: ler as instruções de preparação, com muita atenção, nunca  passar à fase seguinte sem que ter concluído a  anterior, quando houver dúvidas numa etapa deve-se ler a etapa em questão novamente e, por fim, avaliar a leitura pela execução da tarefa com exito;
No fim da construção do tangran, os alunos reflectiram sobre o que correu bem e o que correu menos bem, justificando e dando sugestões para melhorar;
Com o tangran feito, os alunos inferem sobre a sua utilidade;
Fazem a segunda parte da ficha de autoavariguação de leitura;
Ouvem, na voz da professora, uma lenda sobre a origem do Tangram;


Os alunos comparam os dois textos lidos - instrucional e narrativo - e identificam as principais características de cada um (tempos verbais, ausência/presença de adjectivos....)


4º ano - Profª. Teresa Amorim
Centro Escolar de Barroselas

O Cuquedo

  


Depois de ouvirem a história do Cuquedo e de a recontarem, os alunos são desafiados a imaginar o Cuquedo  a partir de quatro questões orientadoras;

Com este mapa semântico organizado, os alunos, colectivamente constroem um texto sobre o Cuquedo;


Os alunos recorrem constantemente ao mapa semântico construído (colocado ao lado na página para facilitar a apreensão do hábito de consulta);
Com ajuda da professora, é pedido aos alunos que não utilizemsempre o nome da personagem fazendo a sua substituição pelo pronome;
Pede-se que façam uma apreciação critica da personagem em estudo;
Ilustram.

1º ano - Profª. Maria João Silva
EB1 da Areosa

A gibra


Os alunos expõem os animais inventados, explicando o processo adoptado e lêem o mapa semântico construído para cada animal;

A partir do mapa semântico de um animal previamente sorteado,neste caso foi a gibra, os alunos dialogam sobre o mesmo: como é , como se desloca, ….;
São desafiados a construir um pequeno texto; a nível colectivo, sobre o animal em estudo, respeitando a estrutura do texto informativo: introdução do texto com uma breve apresentação do animal, desenvolvimento seguindo o mapa e conclusão fazendo uma apreciação;
Escrevem o texto no quadro com ajuda da professora, consultando o mapa semântico;
Registam no caderno e ilustram.
1º ano
Centro Escolar de Barroselas
Filomena Pires