Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O javali





Os alunos tomam conhecimento do objectivo da aula: leitura e compreensão de um texto e descoberta da intenção comunicativa do seu autor;
- Descobrem palavras contidas na sopa de letras;
- Relacionam as diferentes expressões e, a partir delas, descobrem o assunto do texto; apresentam propostas fundamentando-as;
- Após discussão colectiva sobre qual será o assunto abordado no texto fazem o registo individual uma ficha e registam o que sabem sobre o assunto e o que gostariam de saber;
- Emitem opinião se é um texto de ficção ou não e justificam a sua resposta;
- Tendo em conta que os textos podem ter uma finalidade recreativa, uma finalidade informativa ou instrucional (se houver dúvidas os alunos serão focalizados na estrutura interna da palavra para determinarem o seu significado), os alunos inferem que tipo de texto será o que vão ler e porquê;
- É distribuído o texto e fazem leitura individual;
- Após leitura do texto e através de questões colocadas pela professora identificam o habitat, o tipo de alimento e as características do javali;
- Localizam, no planisfério, os continentes referidos no texto e o nosso país.
- Sublinham no texto a informação encontrada;
- Registam a informação encontrada numa estrutura de mapeamento visual;
- Após o trabalho realizado sobre o texto sintetizam e organizam a informação por categorias;
- Comparam as respostas dadas na primeira ficha com o lido.
EB1 de chafé
2º ano



A Serra da Estrela




Para dar início à actividade serão afixadas no quadro algumas palavras ou expressões relacionadas com o texto que se vai abordar (neve, Rio Mondego, elevada altitude, abundância de carvalheiras, Invernos longos e rigorosos, vegetação arbustiva, animais selvagens, cães, queijo, Parque Natural).
Após visualizadas estas palavras ou expressões, os alunos procuram relacioná-las entre si tentando encontrar nelas algum significado. Entretanto, será distribuída uma ficha individual de registo na qual deverão aferir o tipo de texto e o assunto que poderá estar-lhe subjacente. Além disso, ser-lhes-á pedido que refiram algo que sabem sobre o assunto e o que gostariam de saber. No final da ficha ser-lhes-á lançado o desafio de proporem um título para o texto.
Logo que a ficha de registo esteja concluída, os alunos, oralmente, referem a relação encontrada entre as palavras/expressões apresentadas no quadro, e mencionam o que sabem e o que gostariam de saber sobre o assunto. Além disso enunciam o título proposto para o texto.
Após discussão oral, distribuir-se-á o texto “Serra da Estrela” através do qual os alunos de imediato poderão confrontar as suas previsões com a intenção comunicativa do texto.
Seguidamente, proceder-se-á à exploração do texto, por partes, procurando que os alunos distingam as relações intratextuais existentes e que detectem a informação considerada relevante.
À medida que a exploração do texto se vai desenrolando, os alunos deverão descobrir o significado de alguns vocábulos desconhecidos com base na estrutura interna, ou no contexto semântico ou ainda através da utilização do dicionário.
Após exploração minuciosa os alunos procederão à leitura individual, segundo a orientação da professora.Para concluir, os alunos elaborarão um mapa conceptual sobre o que aprenderam com o texto referindo aspectos que estão intrinsecamente ligados à “Serra da Estrela”: localização, clima, fauna, flora, desportos e produção local.
Centro Escolar de Barroselas
4º ano - Prof. Céu


Arlequim




O texto instrucional a trabalhar nesta actividade será previamente dividido em três partes (título, materiais necessários e modo de preparação);
Sem proferir qualquer explicação acerca do texto instrucional, distribui-se pelos alunos a parte referente ao título (Montagem - Arlequim) e pede-se aos alunos que infiram sobre o tipo de texto que poderá estar subjacente ao título que visualizam, o que é uma montagem e o que é necessário para se fazer uma montagem…;
Distribui-se a primeira parte do texto, parte que aborda os materiais necessários à realização da tarefa – construção da figura do Arlequim – questionando novamente os alunos acerca de possíveis montagens já realizadas na escola e pedindo que enunciem a forma de como foram efectuadas;
Seguidamente, distribui-se a última parte do texto, parte na qual constam as instruções de preparação da figura, e, mais uma vez, questionam-se os alunos acerca de como utilizar os materiais para realizar a tarefa proposta;
No seguimento do diálogo e, após ter-se procedido a uma leitura orientada, questionam-se os alunos da forma como realizar a tarefa perante as instruções prescritas;
Mencionadas algumas propostas de resolução distribui-se o material necessário à construção da figura do Arlequim (fotocópia com as diferentes partes do corpo para decorar, ataches…);
Antes de se iniciar a tarefa, propriamente dita, pede-se aos alunos que individualmente leiam novamente as instruções de preparação, relembrando-os de que nunca deverão passar à fase seguinte sem que tenham concluído a fase anterior e de que a tarefa só estará terminada quando todas as fases previstas no texto estiverem cumpridas;
No fim da tarefa, faz-se a apreciação do que correu bem e menos bem procurando encontrar as causas;
Logo que a imagem do Arlequim esteja concluída lança-se o repto aos alunos para tentarem descobrir a história da qual faz parte esta personagem, dando-se algumas pistas relacionadas com o Carnaval;
No seguimento desta abordagem, é lida aos alunos a Lenda do Arlequim cuja personagem será apresentada em pequeno cartaz com extractos do texto travando-se um diálogo relacionado com o Carnaval que se aproxima (disfarces, corsos, música, bailes…);

Os alunos anotam as diferenças entre o texto anteriormente trabalhado, texto instrucional, e o texto presente,” A Lenda de Arlequim”, referindo as características de cada um deles, bem como aspectos comuns e diferentes encontrados.
Centro Escolar de Barroselas
4ºano