Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O ciclo da escrita - As cartas



Utilizando como instrumento facilitador “As cartas”, os alunos constroem histórias.
Dispõem as cartas e retiram à sorte uma carta de cada baralho;
Exploram as cartas construindo redes semânticas – podem-se colocar questões a fim de esclarecer, aumentar ou hierarquizar as palavras encontradas;
Descrevem as personagens e os espaços;
Com as cartas sorteadas, constroem uma história oralmente. Definem as suas linhas gerais e constroem-na registando no quadro. Lêem o texto e fazem as devidas correcções com ajuda da professora;
Passam o texto para uma folha limpa a caneta e/ou computador tendo em conta os aspectos gráfico; Sempre que oportuno, far-se-á uma reflexão metalinguística (na produção de texto, estas são pertinentes mas não essenciais)
A história é publicada no blogue. E aqui está ela...


A missão da menina
No tempo em que as galinhas tinham dentes havia uma menina muito corajosa, aventureira e generosa que vivia num castelo abandonado de uma aldeia muito, muito pobre.
Um dia, encontrou na torre um pergaminho muito antigo que falava de um tesouro precioso que ajudaria o Povo da sua aldeia. Então resolveu partir para a Antárctida em busca daquela riqueza.
Passadas três semanas, de uma complicada viagem, a menina chegou a uma gruta cuja entrada era em forma de uma boca de monstro de gelo. Ela entrou, todavia lá dentro havia um dragão com sete cabeças, assustador que cuspia fogo e não a deixou continuar a sua busca.
A menina fugiu da gruta à procura de ajuda. Então ouviu o barulho de um helicóptero que andava a vigiar aquela zona tão perigosa.
Quando as pessoas viram o fumo, desceram por uma grande escada e foram ajudar a apagar o fogo.
Todos juntos venceram o dragão das sete cabeças.
Finalmente, a menina foi ao fundo da gruta e encontrou o tesouro. Ela pediu auxílio às mesmas pessoas e carregaram tão grande riqueza.
Regressou à sua aldeia e repartiu tudo com os habitantes.
Devemos ajudar os necessitados.
Vamos embora que amanhã há mais…

4º ano - EB1 Areosa
Prof. Zita Pereira

1 comentário:

  1. Actividade interessante para o desenvolvimento da criatividade nos nossos alunos.
    O facto de ter sido elaborada a planificação da história com todos os alunos enriqueceu todo o processo de escrita.

    ResponderEliminar