Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Desafio com sílabas


O presente

Depois de ouvir "O melhor Presente" de Alice Vieira, os alunos dialogaram sobre a história, fizeram inferências sobre o caracter das personagens. Estabeleceram semelhanças entre as palavras quanto aos sons que se repetiam e quanto ao significado.
Os alunos identificaram as personagens a partir das imagens colocadas no placard e, em função do número de rectângulos colocado em frente de cada imagem, constroem frases relacionadas.
Ouvem uma frase sobre cada imagem e pintam um recângulo por cada palavra ouvida.
2º ano
Centro Escolar de Barroselas
Conceição Cancela,

A nuvem que chora

A castanha é...

Os alunos iniciam a aula caracterizando a época que se vive e as festividades próprias, não esquecendo, naturalmente, do magusto;
Enumeram as características das castanhas relacionando-as com os órgãos dos sentidos estudados;
Registam, anível individual, numa ficha as caractérísticas que podemos sentir através dos sentidos;
Elaboram um mapa semântico de comparações sobre a castanha;
Com as comparações elaboradas, constroem um texto;
Lêem para a turma os textos.

A castanha é...
redonda como o coração
saborosa como o chocolate
quente como o fogo
bonita como eu.
Maria
Turma do 2º ano
Centro Escolar de Barroselas
Conceição Cancela

S. Martinho

Os alunos após visualizarem a Lenda de S. Martinho, apresentada em PowerPoint no quadro interactivo, recontam-na referindo os aspectos mais relevantes e esclarecendo possíveis dúvidas;
A partir do reconto, os alunos, individualmente, completam um esquema previamente apresentado, dando resposta a algumas questões intrinsecamente ligadas a S. Martinho:
· Quem foi?
· Como se tornou conhecido?
· Como se festeja?Como costuma estar o tempo nesta época de· Outono?
· O que pensou Deus da sua atitude?
· Que provérbios são conhecidos acerca dele?
Com os resultados obtidos do esquema, constroem um mapa semântico colectivo com todas as características referidas individualmente;



Com ajuda do mapa semântico construído elaboram um texto sobre o assunto em estudo.

Actividades aplicadas nas duas turmas do 4º ano e uma do 2º ano
do Centro Escolar de Barroselas
Conceição Cancela,Céu Araújo, Teresa Amorim

A Pena e a Tinta

Os alunos ouvem a história "A pena e a tinta" por partes (três partes);
Identificam, através do desenho, as personagens/objectos, presentes em cada parte da história;
Recontam a história a partir do desenho efectuado;
À medida que o reconto vai sendo efectuado, fomenta-se o respeito pela diversidade de opiniões entre pares, assim como a exposição de ideias divergentes fundamentada;



Em grande grupo, elaboram um cartaz-resumo que possibilita o recontar da história com a ajuda de imagens soltas;
Comparam o desenho individual realizado com o cartaz-resumo;
Consciencializam-se para a importância de prestar atenção ao que ouvem.

Esta actividade foi realizada em três turmas do Centro Escolar de Barroselas (uma turma do 2º ano e duas do 4º ano)
Céu Araújo; Conceição Cancela; Teresa Amorim, Conceição Cancela, Céu Araújo, Teresa Amorim