Os nossos trabalhos

Os nossos trabalhos

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O panda




Enquanto os alunos do 4º ano estavam a falar do panda gigante, os alunos do 1º ano observaram e descreveram o panda.
Escreveram a palavra PANDA com muitas e variadas cores.
Construíram uma pequena banda desenhada com os conhecimentos adquiridos sobre este belo animal.

1º/4º ano
EB1/JI de Carvoeiro
Júlia Constâncio

A conservação do panda gigante

Os alunos visualizam e dialogam sobre a imagem de um panda e o título "A conservação do panda gigante"do texto a estudar. Antecipam o conteúdo do texto a partir destes dois elementos . Preenchem uma ficha de pré-leitura: que tipo de texto será e o seu assunto, explicando o porquê das suas respostas. Fazem o ponto da situação em relação aos conhecimentos que têm e que gostariam de possuir sobre os pandas.
Os alunos ouvem a leitura do texto para compreenderem que se trata de um texto informativo e alguns alunos fazem a leitura em voz alta. Depois de dialogarem sobre o texto, completam uma grelha - síntese e escrevem as causas do perigo de extinção dos pandas. Constroem um cartaz sobre o trabalho desenvolvido em torno do panda.
4º ano
EB1 Darque nº 2
Eugénia Barros,

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O Universo das Letras




A partir do visionamento de um PowerPoint, os alunos descobrem:
  • a importância de cada letra para a construção de palavras e frases;
  • o valor diferente que cada letra pode ter em função da posição que tem na palavra;
  • a diferença entre letras maiúsculas e letras minúsculas;
  • as vogais e as consoantes.
A analogia entre o mundo das letras e o mundo das pessoas é aproveitada a fim de realçar valores como o respeito pela diferença, o reconhecimento da amizade...
1º/2º ano
EB1/JI Senhora das Oliveiras
Celeste Gonçalves

Realização de um prospecto


A partir o estudo da higiene oral os pesquisam informação relevante;
• Analisam diversos prospectos a fim destes servirem de modelo;
• Construção, em grupo, das redes semânticas dos conhecimentos relativos à higiene oral;
• Construção do prospecto, tendo em conta a função, os destinatários, a mancha gráfica…
4º ano
EB1/JI da Senhora das OLiveiras
Celeste Gonçalves

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Jogo das sílabas

Material
  • 5 cartões/quadros silábicos referentes a 5 palavras diferentes
  • 80 cartas silábicas
Jogo
  • Sorteiam-se todas as cartas silábicas pelos jogadores/alunos;
  • Coloca-se um cartão/quadro silábico à vista de todos os alunos - o cartão é o quadro silábico de uma palavra em estudo;
  • As sílabas são "cantadas" pela professora;
  • O aluno que tem a sílaba cantada, coloca-a no cartão e recebe 1ponto;
  • O aluno acumula 1 ponto extra se a sílaba fizer parte da palavra e pedir em voz alta bónus;
  • O cartão logo que preenchido é substituído por outro (total de cinco);
  • O jogador que acabar colocar todas as cartas nos cartões em primeiro lugar ganha 5 pontos, e em segundo lugar ganha 4 pontos;
  • Ganha o jogo quem tiver mais pontos.
Nesta Sessão Tutorial os cartões eram os cinco animais que saíram de "Os Ovos Misteriosos" de Luísa Ducla Soares.
1º/2º Anos
EB1 Senhora das Oliveiras
Florbela Amaral

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Fada Oriana

Os alunos estudaram a obra "A Fada Oriana" de Sophia Mello Breyner e desenvolveram actividades de compreensão leitora.
As teias de personagens permitem que o aluno identifique personagem principal e secundária, para além de identificarem o tipo de relação estabelecido entre elas.
A escrita de um episódio relacionado com a personagem secundária preferida, teve como objectivo principal seleccionar uma das personagens da história, manifestando o porquê da sua preferência, e o relembrar/recontar de forma coerente.









O poeta feliz

Era uma vez um poeta feliz que dançava sempre ao som da música que punha.
Uma vez apareceu lá a fada Oriana e o poeta pediu-lhe se ela podia encontrar o mundo, ela respondeu:
- Claro que sim! Com a minha varinha de condão posso encontrar tudo.
Mas, certa altura, ela esqueceu-se dele r o poeta feliz passou a ser poeta triste porque ela passou a não ir mais visitá-lo.
O poeta decidiu ir morar para uma floresta .
Passados sete meses Oriana apareceu por lá e explicou o que lhe tinha acontecido e o poeta perdoou-lhe.
Nós devemos estar sempre ao lado dos nossos amigos.
Bruno Cerqueira

O peixe Salomão


O peixe Salomão vivia numa praia deserta.
Um dia, o peixe do rio deu um anel à Fada Oriana para ela ir à praia pedir 1000 pérolas para se enfeitar.
Oriana foi à praia e viu o peixe Salomão: era grande e vermelho, com escamas douradas.
Pediu-lhe 1000 pérolas e o peixe disse-lhe que tinha de esperar 7 noites e 7 dias.
No fim dos 7 dias e 7 noites, o peixe apareceu com as 1000 pérolas. Oriana agradeceu e foi para o rio.
Quando chegou ao rio, o peixe do rio trouxe-lhe 10 fios de ouro para se enfeitar.
Juliana Moreira

3º ano
EB1 da Areosa

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Aqui vai uma barquinha, carregadinha de....

Objectivo: Desenvolver a capacidade de identificar o som inicial e final das palavras
Os alunos começaram por visualizar um PowerPoint sobre o livro "Ia uma barquinha" de Lourdes Custódio. À medida que forma visualizando os slides, iam sendo incentivados a procurar palavras que terminassem no mesmo som, através das imagens e através de pistas dadas pelas professoras; Seguidamente foi proposto aos alunos que desenhassem e escrevessem (com ajuda), pequenas barquinhas carregadinhas de objectos começados por P e T .
Todos os alunos aderiram com facilidadeàs propostas, no entanto foi possível identificar alunos que têm muitas dificuldades em descriminar sons iniciais e finais.


1º ano
EB1 de Santana Neiva
Ana Espira,



A Bruxa Miranda





Depois de lida e explorada a obra "A Bruxa Malvada", os alunos foram convidados a realizar algumas tarefas de compreensão leitora e de construção de textos como"Se Eu fosse a bruxa Miranda", "A minha poção Mágica".
1º/4ºano
EB1/JI da Senhora das Oliveiras
Ana Isabel Pinho,

Criando histórias a partir de imagens


Os alunos, divididos em grupo, (um aluno do 4º ano e dois alunos do 1º ano), receberam imagens diferentes com o objectivo de inventar uma história;
Exploraram a imagem a nível oral, activando vocabulário e conhecimentos prévios;
Receberam uma prancha com os principais momentos que tiveram de respeitar e identificar o local e o tempo em que se passava a história e as personagens principais;
A prancha permitiu-lhes dividir a acção da história inventada em momento inicial, problema/conflito e resolução do problema.
A aula foi bem conseguida e houve uma efectiva colaboração entre os alunos mais novos e os mais velhos.
No fim, os alunos leram e apresentaram as pranchas realizadas, tendo uma delas sido escolhida para o jornal do agrupamento.
1º/4º ano
EB1/JI da Senhora das Oliveiras
Ana Isabel Pinho,

Como Luisa Ducla Soares!!


Na minha cozinha
Há um cozinheiro

Com bolos e pão
Lá vai o padeiro

Comi muitas castanhas
Apanhadas do castanheiro

Atirei duas bombas
Chamei um bombeiro

Será que com pinhas
Se faz um pinheiro?


2º Ano

EB1/JI Vila Franca
Fernanda Pequeno